As principais discussões e conclusões da revisão de três estudos que comparam o plástico e outros tipos alternativos de materiais usados para a produção de embalagens de bebidas: plástico, vidro e papelão (Schlecht et al. 2018, 2019) e vidro, plástico e alumínio (Amienyo et al. 2013) são:
Garrafas de plástico descartáveis vs. caixas
• Os estudos de Schlecht et al (2018, 2019) são os únicos estudos analisados neste relatório que comparam garrafas de plástico versus caixas de papelão. Eles concluem que as caixas de bebidas
Comparadas com plásticos fósseis são ambientalmente preferível para a maioria dos segmentos de bebidas (por exemplo, leite, sucos e similares). No entanto, as caixas de bebidas não têm vantagens em termos de impacto no ciclo de vida quando são usadas como recipientes para água, onde as garrafas PET apresentam desempenho ambiental semelhante ao das caixas de papelão.
• O uso do bio-PE na produção de sistemas de embalagens cartonadas leva a um melhor desempenho ambiental em termos de mudanças climáticas, mas pior em termos de outras categorias de impacto, como mostra os estudos de Schlecht et al. (2018, 2019).
Garrafas de plástico descartáveis vs. garrafas de vidro descartáveis e reutilizáveis
• Garrafas de vidro de uso único (que são usadas apenas uma vez) apresentam desempenho ambiental pior do que as garrafas de plástico de uso único em todas as categorias de impacto, exceto a eutrofização aquática (Schlecht et al. 2019) e a eutrofização e ecotoxicidade aquática de água doce (Amienyo et al. 2013). Com base na análise de sensibilidade em Amienyo et al. (2013), garrafas de vidro (0,75 l) precisam ser reutilizadas pelo menos três vezes para ser ambientalmente equivalente a latas de alumínio e garrafas PET (0,5 l).
Garrafas de plástico descartáveis vs. latas de alumínio
• Considerando o impacto por litro de bebida, os resultados de Amienyo et al. (2013) indicam que, em comparação com uma lata de alumínio de 0,33 litro, uma garrafa PET de 0,5 litro tem um impacto climático ligeiramente maior, enquanto o impacto climático de uma garrafa PET de 2 litros é muito menor.
Para acessar o estudo completo acesse: https://www.lifecycleinitiative.org/new-publication-available-for-download-single-use-plastic-bottles-and-their-alternatives-recommendations-from-life-cycle-assessments/