Este é o 3º artigo da série de Compras Sustentáveis. Se você perdeu os anteriores, basta acessar os textos na íntegra através do link:
https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade//ListaNoticias?cat=1
E não perca os próximos! No início de cada mês estaremos publicando um texto novo. Nos acompanhe.
Compras Sustentáveis
Compras são um instrumento poderoso para todas as organizações que queiram se comportar de forma responsável e contribuir para o desenvolvimento sustentável e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Identificando e engajando partes interessadas
Identificando partes interessadas-chave
Convém que a organização considere mapear suas partes interessadas em relação às compras sustentáveis.
Engajando as cadeias de suprimentos
A fim de gerenciar os riscos à sustentabilidade (incluindo oportunidades) em sua totalidade por meio das cadeias de suprimentos, uma organização pode precisar engajar um ou um grupo de fornecedores, parceiros ou subcontratados em iniciativas que vão para além de requisitos contratuais.
Engajando outras partes interessadas
Organizações não governamentais, sindicatos e representações de trabalhadores podem ser importantes partes interessadas para auxiliar uma organização a aumentar a conscientização sobre práticas sustentáveis.
O governo pode ser uma importante parte interessada para ajudar e apoiar a igualdade de condições como regulamentadores e pode oferecer incentivos para aprimorar as práticas de sustentabilidade. Além disso, como comprador público, o governo pode também desempenhar um importante papel no direcionamento do comportamento das partes interessadas externas em direção à sustentabilidade.
Para mais informações sobre compras públicas sustentáveis, acesse
https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/Projetos/ComprasSustentaveis
Fonte: ABNT NBR ISO 20400, Compras sustentáveis – Diretrizes