Portal da Sustentabilidade

A+ A-

O dia 16 de março, no Brasil, é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, criado pela Lei Nº 12.533 de 2 de dezembro de 2011. As Mudanças Climáticas são definidas, pela UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), como as mudanças do clima atribuídas direta ou indiretamente à atividade humana que alteram a composição da atmosfera global e que são, além da variabilidade climática natural, observadas ao longo de períodos de tempo comparáveis. Já o IPCC define Mudanças Climáticas como uma variação estatística significativa e suas variabilidades, persistentes por um período de tempo longo (décadas ou mais).

As mudanças do clima são consideradas o mal do século, e diversas ações vêm sendo tomadas para mitigar os seus efeitos, que podem ser, inclusive, irreversíveis. A ABNT Certificadora atua nesta importante temática ambiental através de seus programas de certificação da área de sustentabilidade.

 

Verificação de Inventários Corporativos de GEE

Em 2012 a ABNT iniciou um projeto inédito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção da gestão de Gases de Efeito Estufa no Brasil, com foco nas Pequenas e Médias Empresas. O projeto foi pioneiro, uma vez que o assunto não era muito difundido no país, em especial para as pequenas e médias empresas. O que se observava era que as grandes organizações realizavam suas medições e gestão de gases de efeito estufa, mas o mesmo não era aplicado para as PMEs. Dentro do projeto, foi realizada a capacitação interna e externas de consultores e verificadores líderes, e também treinamento de equipes do Inmetro e do órgão ambiental do Estado do Rio de Janeiro, o Inea. Desta forma a ABNT contribuiu para a propagação do conhecimento técnico em diferentes níveis.

Outro resultado do projeto foi a criação do programa de Verificação de Inventário de GEE da ABNT, que pode ser usado por diferentes organizações como ferramenta para verificar e validar os dados de inventário, bem como para implementar projetos de redução de GEE e, desta forma, dar mais segurança e credibilidade a suas ações de mitigação das mudanças climáticas. A ABNT conta com alta qualidade neste serviço, pois foi treinada por equipe internacional da ANSI (o American National Standards Institute).

 

Pegada de Carbono de produtos

Adicionalmente, em 2015, buscando apresentar ao mercado brasileiro novas opções de ferramentas para a gestão dos GEEs, a ABNT realizou uma parceria com a Carbon Trust, para o desenvolvimento do Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos.

A Pegada de Carbono descreve a quantidade total de emissões de Gases de Efeito Estufa que são emitidos de maneira direta ou indireta por um determinado produto ao longo do seu ciclo de vida, desde a extração de matérias primas até seu descarte final. Sobre este programa é importante destacar alguns pontos.

Primeiramente, por ter sido desenvolvido em conjunto com a Carbon Trust, a metodologia da ABNT é comparável com outras pegadas de carbono de outros países. Desta forma a ABNT fornece uma ferramenta importante para os produtores nacionais que visam principalmente à exportação para países que estão liderando a luta contra as alterações do clima, como é o caso da Inglaterra e outros países do continente europeu.

Outra contribuição desta ferramenta para a indústria nacional é que possibilita o destaque dos produtos brasileiros frente aos concorrentes, já que nossa matriz energética possui como base as hidrelétricas. Assim, a ABNT auxilia os produtos nacionais na demonstração do seu diferencial referente à quantidade de emissões de GEE ao longo do seu ciclo de vida.

 

Rótulo ecológico da ABNT

O Rótulo Ecológico da ABNT é uma certificação voluntária de produtos, baseada em critérios múltiplos. Isso significa que, no momento do desenvolvimento dos critérios, são analisados os impactos em todo o ciclo de vida e todas as questões ambientais relacionadas a determinada categoria de produto.  Atualmente, o programa possui requisitos para mais de 30 categorias de produtos, entre elas: mobiliário de escritório, celular, computador, produtos de limpeza, serviço de limpeza, entre outros.

Apesar de abranger critérios para redução de diferentes tipos de impactos ambientais, o Rótulo Ecológico ABNT atua também na redução das mudanças climáticas. Isto porque alguns dos critérios do Rótulo Ecológico da ABNT possuem requisitos específicos sobre o clima, como exigência de uso de combustíveis de origem renovável ou exigência de gestão do processo de distribuição dos produtos. Há também outros critérios que apresentam requisitos indiretamente associados a esta temática, como o uso de equipamentos mais eficientes energeticamente, o que leva a menor gasto e, além disso, menores emissões de gases de efeito estufa. No momento do desenvolvimento dos critérios, quanto mais for observada a importância da questão climática para determinada categoria de produtos, mais restritivos serão os requisitos sobre esse aspecto.

A rotulagem ambiental, por definição, vem sendo estabelecida para minimizar os impactos ambientais. Ela realiza isto ao dar poder para cada um dos consumidores de realizar uma escolha simples e consciente quando forem comprar um produto ou serviço.

 

Assim, os programas de certificação da ABNT são ferramentas que atestam a credibilidade das informações, fornecem diferenciais competitivos para os produtos nacionais e ajudam o consumidor a escolher produtos ambientalmente preferíveis. Neste sentido, a certificação atua auxiliando no combate às mudanças do clima e no desenvolvimento sustentável do país.

Por Renata Menezes Rocha